Skip to content

NOTA DE PRONUNCIAMENTO DO VLV SOBRE O CASO DE VIOLÊNCIA OCORRIDO DIA 27

fevereiro 6, 2012

No dia 27 de janeiro, durante uma atividade da segunda edição do Festival Vulva la Vida, presenciamos uma situação de agressão entre mulheres, sobre a qual gostaríamos de nos posicionar criticamente por meio desta nota.

Queremos explicitar que o Festival Vulva la Vida tem como pilar a construção de novas práticas e valores a partir do questionamento das opressões com base nas relações de gênero. Embora o feminismo por muito tempo tenha construído a imagem do homem como agressor típico, entendemos que é preciso ir além e pensar as relações de poder que se constroem entre mulheres. Falamos muito em “espaços seguros”, mas o ocorrido só mostra que a ausência de homens-cis gênero desses espaços não é, em hipótese alguma, garantia de um ambiente de fato livre de opressões.

Por essas razões nós acreditamos que é importante dar visibilidade a estes casos de violência, que, por escaparem do nosso modelo tradicional de conflito (heterossexual), muitas vezes passam desapercebidos. Basta compararmos as nossas reações, enquanto feministas, frente a casos de agressões que, diferentemente do ocorrido, partiram de homens: com quanto empenho e energia nos levantamos indignadas e denunciamos?

Lamentamos o fato, e agimos no momento para que todxs presentes tomassem conhecimento da situação de agressão – o que levantou um intenso debate que veio até mesmo a interferir na programação do Festival – pois consideramos que essa era a opção mais ética, visto que discussões sobre consenso sexual, espaços seguros e consentimento foram a tônica desse Vulva la Vida.

Esperamos assim caminhar em direção a uma compreensão mais radical das complexas dinâmicas de poder para além do binarismo homem-mulher, interseccionando gênero, sexualidade, raça, classe e outros marcadores sociais, para que conquistemos a segurança que tanto reivindicamos.

Nenhuma agressão ficará sem resposta!

Organização Vulva la Vida
Salvador, 06/02/2012

4 Comentários leave one →
  1. Denise Bertolini permalink
    fevereiro 6, 2012 7:07 pm

    Escrevi esse texto há alguns dias e é uma discussão que, em paralelo ao evento, vem bem a calhar com o ocorrido.
    Além do texto informativo, segue o contato para oficina de ajuda mútua para agressão entre mulheres:
    http://sapatomica.com/5347/violencia-entre-mulheres/

  2. fevereiro 24, 2012 10:56 am

    Oi companheiras! não estive presente no Festival, teria gostado muito ir, mas algumas coisas impediram minha viagem a ultima hora.

    O que queria dizer, é que temos q ficar alertas porque o patriarcado é um sistema de dominação, as mulheres, ou as pessoas construídas mulheres somos o sujeito dessa violência, mas como acontece, sempre tem pessoas violentadas q assumem tb o papel do violentador.

    Todxs somos educadas “na escola do patriarcado” e temos q ser conscientes disso para podermos sair, nos libertar. Entender para se cuidar.

    um forte abraço e esperamos vcs no EFAlac http://efalac.wordpress.com/

  3. outubro 26, 2012 3:42 pm

    “No equilíbrio entre as mulheres e os homens, qual é o eixo? É o lar. O lar é o eixo. No lar, que tipos de conversas você tem? Sobre o que você pensa? Qual é o seu problema? Onde está a sua atenção? O que você discute? Isso é importante observar. Nisso, você descobrirá o que está acontecendo na família. Digamos que vocês estejam falando mal uns dos outros. Se você estiver falando com seu filho algo contra o seu marido, o marido está falando contra a esposa, falando sobre isso com os filhos, contra o marido, desse jeito, se isso continuar assim, então o que acontece é que não pode haver um eixo que esteja bem. O eixo é o amor, o eixo é o amor, mas não é nem exploração nem mimo, é amor.”
    S.S. Shri Mataji Nirmala Devi, Mumbai, Índia, 10.01.1988
    http://www.sahajayoga.org.br
    Um caminho para o equilíbrio. Nem machismo, nem feminismo… Uma nova era de paz!

Trackbacks

  1. Oficina Violência entre Mulheres | Avessa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: